Praça Dom Feliciano 39 sala 1.401 - Centro Histórico - Porto Alegre - RS - Brasil
rafael . neurocirurgia@gmail.com
(51) 3085.2695
Dr. Rafael Oliveira
Especialista em Neurocirurgia e Cirurgia de Coluna Vertebral
EXAMES COMPLEMENTARES MAIS USADOS EM NEUROLOGIA E NEUROCIRURGIA
Raio x
Com o advento da tomografia de crânio, o famoso raio x ficou ultrapassado na rotina neurológica e neurocirúrgica. Em poucas situações ainda opta-se por seu uso como em traumatismos cranianos ou avaliação óssea da coluna vertebral. No Brasil, devido ao baixo investimento em saúde, ainda é a única opção em diversos hospitais.
Tomografia Computadorizada
Exame de imagem que revolucionou os diagnósticos neurológicos e neurocirúrgicos. Consiste na realização de inúmeros exames de raio x interpretados por um programa de computador. Assim, é possível se obter imagens mais fidedignas e com melhor qualidade. É o exame básico para qualquer investigação do cérebro ou coluna vertebral.
Ressonância Nuclear Magnética
Técnica para realizar exame de imagem onde se utiliza campo magnético. As imagens possuem qualidade superior a tomografia, sendo, assim, o melhor exame na maioria dos diagnósticos neurológicos e neurocirúrgicos.
Angiografia
Tal opção diagnóstica é considerada um procedimento invasivo. Serve para avaliar, geralmente, doenças vasculares do Sistema Nervoso. Consiste na inserção de um cateter em uma artéria da perna e a posterior navegação intra vascular até o vaso a ser estudado. Usa-se contraste para visualizar o sistema vascular através de raio x realizado durante o procedimento. É a mesma técnica usada para embolizar aneurismas cerebrais.
Eletroencefalograma (EEG)
Exame que verifica a eletricidade cerebral e suas ondas. Usado, basicamente, para análise de crises convulsivas e doenças do sono.
Rafael Oliveira - Médico Neurocirurgião e Cirurgia de Coluna
Porto Alegre - RS